21 fevereiro 2010

Noticia do Site da Prefeitura



Quando o assunto é bom, passamos adiante.

O Município de Silva Jardim também participa do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Ele funciona sob a coordenação do fisioterapeuta Rafael Araújo da Silva, no Posto de Saúde Central (ao lado da subestação de energia elétrica), oferecendo tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar.
Segundo o coordenador, até agora já foram atendidos cinco grupos e o sucesso ao final do tratamento é de 80% para aqueles que não evadem das sessões de abordagem cognitivo-comportamental. Os interessados devem procurar a enfermeira Michele no ambulatório da Policlínica Municipal Agnaldo de Moraes onde é realizada uma consulta de triagem. Posteriormente os pacientes são encaminhados ao posto de saúde onde participam das sessões. Os insumos deste trabalho são fornecidos gratuitamente e têm acesso a eles todos os que freqüentam regularmente as atividades do programa.
-- Quando a pessoa se torna uma ex-fumante os benefícios são inúmeros. Inicialmente há uma melhora na capacidade funcional pulmonar, ou seja, os pacientes relatam melhora no fôlego e maior disposição para realizar as atividades de vida diária. Ao deixar de fumar a boca recupera a sua sensibilidade e o sabor dos alimentos volta a ser contemplado como antes; após cinco anos sem cigarros o risco de desenvolver câncer passa a ser o mesmo de alguém que nunca fumou. Estes são alguns dos benefícios que se alcança ao abandonar o cigarro, o que você está esperando? Não pague pra ver, apague essa idéia – conclama Rafael Araújo.
O tabagismo atualmente é considerado um grave problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro é o maior poluidor doméstico do mundo, e o tabagismo passivo (inalação involuntária da fumaça) é a terceira maior causa de morte evitável. O tabagismo tem maior incidência nas populações das regiões rurais, o que ocorre devido ao menor acesso à informação e maior vulnerabilidade às práticas publicitárias.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o ato de fumar aumenta em 30% a chance de uma pessoa desenvolver o câncer, e quando se trata especificamente do câncer de pulmão essa probabilidade salta para 90%. Devido a este e outros dados o Ministério da Saúde implementou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Nenhum comentário: