15 agosto 2010

Festa dos 150 anos do nascimento de Antonio da Silva Jardim

Comemoração dos 150 anos de nascimento de Antônio da Silva Jardim
Exposições, apresentações artísticas, trabalhos nas escolas e outras atividades marcarão as comemorações pelo sesquicentenário de nascimento de Antônio da Silva Jardim, patrono do Município, no próximo dia 18/08, na Praça Amaral Peixoto, Casa de Cultura, Câmara Municipal e Biblioteca Municipal Tiradentes. De acordo com a programação liberada pela Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), a abertura acontecerá às 9 horas com solenidade na Praça Amaral Peixoto (execução do Hino Nacional, pela Banda da Associação Honório Coelho), além de apresentações artísticas.

A partir das 10h30min, na Casa de Cultura, a exposição “Linha do Tempo”, com a apresentação em power point, seguida de Exposição do acervo,Trabalhos das escolas e Coquetel/café. À tarde, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores, premiação aos vencedores dos Projetos “História do meu bairro, história do meu município” e “Os Republicanos” (concurso de redações). Já para a noite, a partir das 18 horas, na Biblioteca Tiradentes (Centro de Ensino Público Municipal Vera Lúcia Pereira Coelho), está previsto um Chá Literário com Atividades artísticas/teatro, apresentação da Tese do Mestrado em História na PUC/SP- 1992, de Mary Ferreira Lopes de Simone – Titulo: “A Historia é Outra: Os Republicanos Revolucionários”. (1889-1893); Mesa Redonda – aberta para discussões e debates, (EJA) e Coquetel.

Quem foi Antônio da Silva Jardim

Tribuno popular, orador brilhante, conferencista e jornalista, o político Silva Jardim destacou-se como o mais atuante propagandista da república. Ele nasceu em Capivari de Cima, depois chamado de Silva Jardim RJ, em 18 de agosto de 1860. Morreu na cidade italiana de Nápoles, em 1º de julho de 1891, quando visitava o Vesúvio e foi tragado por uma fenda que abriu-se inesperadamente junto à cratera do vulcão.

Nenhum comentário: